A tradição: Escargots à bourguignonne

A mais conhecida receita francesa, o “escargot à la bourguignonne”, tem seu nome da região da Borgonha, na França, a mesma dos famosos vinhos. A cozinha da Borgonha é amanteigada e, seguindo esta tradição, seus famosos escargots.

4 pessoas:

  • 4 dúzias de Escargots Invernada pré-cozidos, grandes ou médios
  • 4 dúzias de conchas grandes ou médias
  • Manteiga bourguignonne:  140 g para os escargots médios; 200 g para os escargots grandes

Preparar a manteiga bourguignonne com manteiga sem sal, salsa, alho, sal, pimenta do reino em pó. A manteiga representa 80%, salsa 10%, e o alho 8.5% do total mas as proporções variam conforme o gosto de cada um – mais salsa ou alho. A salsa precisa estar finamente moída e o alho completamente socado. Tudo é misturado.

Coloca-se um escargot em cada concha e cobre-se com a manteiga bourguignonne até a borda, sem deixar buracos que possam deixar a carne do escargot em contato com o ar.

O escargot pode ser congelado para preservá-lo. Quando for servir, leve diretamente ao forno para esquentar – 8 minutos em fogo forte, até a manteiga borbulhar.  Delicioso!

Mas esta é apenas a receita mais conhecida dos gourmets. No entanto, há variadas maneiras de preparar o escargot e daremos uma volta ao mundo em busca desses sabores variados.

Category : Receitas

Leave a Reply